Sobre a Dreminas
Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Minas Gerais
Breve histórico
Constituída por amigos, familiares e pessoas com doença falciforme, a associação foi fundada em 1988 e registrada em 1991. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, que tem como meta a organização social das pessoas com doença falciforme, visando o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.
Objetivo
Contribuir para a redução da mortalidade por doença falciforme no Brasil, divulgando sobre a doença e a gravidade dela nas escolas, desenvolvendo um trabalho de intercâmbio da educação e da saúde, entendendo que estes dois objetos se correlacionam na reprodução da vida social dos indivíduos acometidos pela doença.

Visão
Nos tornar um Centro de Referência em doença falciforme, autônomo, voltado para o tratamento das pessoas com doença falciforme, capacitação de profissionais de saúde e educação, definição, implantação e implementação de políticas públicas, além de trabalhar o empoderamento dos indivíduos acometidos pela doença nos âmbitos da reprodução da vida social.
Valores
Respeito a Vida, solidariedade, combate ao racismo, cuidado a saúde, diagnóstico precoce, valorização das questões raciais, gênero, étnicas e culturais, combate a discriminação e marginalização social e integração das pessoas com doença falciforme.
Estratégia
Devido a situação socioeconômica de algumas famílias e o seu contexto de vulnerabilidade, muitas vezes, se a Dreminas não existisse muitos abandonariam o tratamento. Tendo em vista tal problemática, a Dreminas, desde o início, desempenha o papel de levar o mínimo de dignidade às famílias, servindo café, pães de doce, de sal e pão de queijo pela manhã, almoço, banho, transporte para a rodoviária e hospitais para consultas e exames, garantindo a existência de um espaço de descanso e acolhimento.
Procura-se prover, por meio dos serviços oferecidos nos ambulatórios dos Hemocentros e serviços de urgências e emergências, recursos humanos, materiais, físicos e financeiros que possam subsidiar o desenvolvimento de atividades socioassistenciais para orientação e tratamento das pessoas com doença falciforme, estabelecendo parcerias com universidades, convênios e subsídios com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais com a finalidade de estabelecer na América Latina uma cultura de atenção à saúde não medicalizada.
A Dreminas realiza diversos trabalhos, dentre eles, diversos atendimentos diários que torna possível a aproximação com
Através destas conversas, são coletados dados que permitem expor o número de pessoas acolhidas, suas demandas e, para tanto, a classe, raça e gênero que são pertencidas. Trata-se de um público que, em sua grande maioria, vivem em situação de vulnerabilidade, sofrem com o desemprego, a estigmatização de não ter a sua dor reconhecida, o racismo intrínseco na sociedade e o recorte de gênero, visto que a maioria das famílias são chefiadas por mulheres e detrimento da realidade do abandono existente.




Nós apoiamos pessoas com doença falciforme e suas famílias, oferecendo serviços básicos, orientação, tratamento e dados sobre os pacientes em busca de parcerias para uma saúde não medicalizada.